Residentes do Abrigo e profissionais da saúde começam a ser imunizados em Unaí

0

O médico Dr. Claudinei e o residente do Abrigo, Parapedro, recebendo a vacina Coronavac

Durante esta quarta-feira, 20 de janeiro, 69 internos do Abrigo Frei Anselmo e centenas de profissionais da saúde que trabalham na linha de frente de combate a COVID-19 na cidade de Unaí foram vacinados com a primeira de duas doses necessárias para a imunização contra o vírus.

No Abrigo Frei Anselmo foram vacinados 69 internos, no entanto, a entidade conta atualmente com 81 residentes permanentes, sendo que os demais serão vacinados na segunda etapa de vacinação. Entre os vacinados está o residente mais conhecido do Abrigo, Parapedro, que tem 110 anos de idade, o mais velho do local. 

Essa vacinação no Abrigo é recebida com alívio, tendo em vista que, lamentavelmente, no início da pandemia, 20 internos vieram a óbito devido infecções provocadas pela COVID-19. 

Segundo informações da secretária de Saúde, em Unaí será seguido o cronograma de imunização nacional, que inicialmente serão vacinados os profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente, idosos, cidadãos com mais de 60 anos que estejam em internação de longa permanência e cidadãos com menos de 60 que tiverem alguma doença física ou mental grave e estiverem em internação de longa permanência.

Durante todo esta quarta-feira, três equipes trabalharam aplicando as vacinas, sendo duas equipes móveis e uma equipe fixa. A equipe fixa permaneceu no Hospital Municipal para a vacinação de médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente. Outra equipe se deslocou para o atendimento na central da Covid e outra para o Abrigo Frei Anselmo. Após as vacinações desses locais, as duas equipes móveis percorreram as unidades de saúde, “PSFs e Policlínica”.

Já nessa quinta-feira, 21 de Janeiro, haverá agendamento para que as equipes se desloquem para hospitais particulares. Também serão vacinados técnicos de laboratórios que fazem coleta de PCR (Proteína C-Reativa). Esse número será repassado pela unidade de laboratório à Vigilância Epidemiológica.

Reportagem: José Ney Lopes