Sindicato aluga cerca de 30% de espaço do Parque de Exposições

0

O espaço será utilizado durante 20 anos por grande rede de Atacarejo do Brasil.

Na tarde desta quarta-feira, 13 de janeiro, parte da diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí participou de uma coletiva com a imprensa para esclarecer boatos sobre aluguel do Parque de Exposições. Participaram da coletiva o presidente Ricardo Almeida, o tesoureiro Valter Marins,  Valter Tomaz diretor de Agricultura e o conselheiro fiscal Rui Fava Corsatto.

Quem conduziu a coletiva foi o presidente Ricardo Almeida. Ele confirmou a parceria que o Sindicato fez com o gigante do ramo alimentício, Atacadão Dia a Dia. De acordo com doutor Ricardo, o contrato já foi assinado e teve o apoio de toda a diretoria.

Espaço ocupado

Segundo  o presidente do sindicato, toda a área do parque de exposições conta com 4,5 hectares, que equivale a 45 mil metros quadrados. O contrato firmado com o Dia a Dia equivale à 1,5 hectares, ou seja, 15 mil metros quadrados, sobrando para uso do sindicato 30 mil metros quadrados para realização de eventos.

Este espaço destinado à construção do hipermercado fará divisa com a CAPUL e tem hoje 4 galpões para animais  que serão remanejados para a parte inferior do parque, onde costumeiramente acontece os rodeios nas festas agropecuárias.

Agregando Valor

Hoje o Sindicato Rural de Unaí está com uma situação financeira estabilizada, porém, segundo o presidente da instituição, há cerca de 9 anos, quando a atual diretoria assumiu ao comando de Doutor Altir, o sindicato estava endividado e sem nenhum dinheiro em caixa.

Durante as duas gestões eles conseguiram pagar todas as dividas, construir uma pista de julgamento, reformar todo o parque, benfeitorias que custaram quase 1 milhão de reais, e ainda contam com um valor significativo de mais de 500 mil reais em caixa.

Agora com uma construção avaliada em mais de 10 milhões de reais, onde toda a estrutura será incorporada ao patrimônio do Sindicato daqui 20 anos, e mais um vultuoso aluguel de 65 mil reais mensais. Esse contrato agregará valor tanto na assistência do associado quanto na estrutura do Parque de Exposições.

Expoagro

Para Doutor Ricardo Almeida, a realização de festas, mesmo com contrato de terceirização não é viável ao Sindicato Rural. Segundo ele, a instituição existe para dar apoio ao associado, e que eventos de grandes shows não é o foco dessa diretoria atual, que culmina a gestão no próximo mês de abril. Disse ainda que criaram a AGROTEC (Feira Agropecuária Técnica de Unaí), um evento voltado completamente para os produtores rurais de Unaí e região.

No entanto, o presidente salientou que o espaço não ficou comprometido para realização de eventos semelhantes à Expoagro, caso em algum momento seja eleita outra diretoria com entendimento de realização de eventos dessa natureza.

Construção do Dia a Dia

Segundo doutor Ricardo, os trâmites para autorizações diante da Prefeitura Municipal já começaram, e que esse processo ocorrerá por cerca de 3 a quatro meses. Concluindo essa fase burocrática a construção começa automaticamente e tem estimativa de mais 4 meses de construção, ou seja, entre 6 a 8 meses o hipermercado provavelmente estará sendo inaugurado. 

O espaço contará com 220 vagas para automóveis, com parte do estacionamento coberto e 10 mil metros quadrados de construção, uma obra totalmente moderna que de acordo com doutor Ricardo Almeida surpreenderá os unaienses.

Geração de Emprego

Segundo o presidente, o Dia a Dia irá gerar cerca de 400 empregos diretos na cidade de Unaí, e que essa será a principal ação do Sindicato de Produtores Rurais, tanto para os unaienses quanto para os seus associados.

Reportagem e fotos: José Ney Lopes