Solenidade de Passagem de Comando Conjunta da 16ª Região de Polícia Militar

0

Na manhã desta sexta-feira (11/02), a Polícia Militar realizou a solenidade de Passagem de Comando Conjunta da 16ª Região de Polícia Militar em Unaí/MG. O evento aconteceu no Templo da Igreja Iceia, situada à Rua Melo Viana, Centro.

O início da solenidade foi marcado com a inauguração das fotos do Comandante substituído e do Chefe do Estado-Maior substituído, inserida na Galeria de Ex-Comandantes e Chefes do Estado-Maior da 16ª RPM. Na corporação, a galeria de comandantes constitui a mais viva memória daqueles que contribuíram para a construção de sua história.

A Bandeira-Insígnia do comandante é o símbolo maior de sua presença no aquartelamento. A Polícia Militar, reconhecendo o valor dos comandantes da 16ª RPM e da Chefia do Estado-Maior entregou ao Coronel Floriano e ao Major Carlaid o emoldurado da Bandeira-Insígnia da Unidade.

O momento mais significativo da solenidade foi o rito de Transmissão e Assunção de Comando e do Estado-Maior. O Coronel Marco Aurélio Zancanela do Carmo assumiu o comando da 16ª RPM que estava sendo comandada pelo Coronel Terence Pablimo Floriano Guimarães. O Excelentíssimo o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Eduardo Felisberto Alves presidiu o ato solene.

Logo após, o Tenente Coronel Adriano Marques Guimarães assumiu o Estado-Maior, que que estava sendo Chefiado pelo Major Walter Carlaid Borges, ato solene presidido pelo Coronel Zancanela.

Prestigiaram a solenidade, o Chefe do Gabinete-militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil, Coronel Osvaldo de Souza Marques, além de outras autoridades civis, militares e representantes da sociedade civil.

A banda de música da 10ª Região de Polícia Militar de Patos de Minas, regido pelo 1º Tenente Cleuber Luiz de Melo, esteve presente abrilhantando a solenidade ao som de belíssimas canções.

Em razão da pandemia do coronavírus (COVID-19), para evitar o contágio e a disseminação da doença, o evento ocorreu seguindo um rito diferenciado, com participação restrita de público, cumprindo os protocolos de segurança exigidos pela Secretaria de Saúde.