AMNOR realiza Assembleia com foco na saúde e prefeitos discutem soluções para o Noroeste

0

Os prefeitos que compõem a Amnor – Associação dos Municípios do Noroeste de Minas participaram da 166ª AGE – Assembleia Geral Extraordinária da Associação e focaram as discussões na busca de uma solução para os problemas da saúde do Noroeste Mineiro. Após darem as boas vindas e desejarem sucesso à assembleia, o prefeito de Paracatu e presidente da Amnor, Olavo Condé, bem como o prefeito de Uruana de Minas e 1º vice-presidente da Amnor, Ronaldo Verdadeiro; o prefeito de Guarda-Mor e 2º vice-presidente, Edgar Lima; e a superintendente administrativa Ivonete Antunes, abriram a discussão, que se estendeu por quase toda a reunião pautada nos problemas de saúde enfrentados pela maioria dos municípios da região.

A saúde

O prefeito de Arinos, Carlos Alberto Recch Filho foi enfático: “Precisamos nos articular para resolvermos nossos problemas na saúde”. A conclusão de todos os prefeitos é que a saúde no Noroeste precisa de uma solução urgente. Apesar da dedicação e empenho dos técnicos da Gerência Regional de Saúde, surgem problemas na Hemodiálise; os encaminhamentos para tratamento especializado são de longa distância, como é o caso dos pacientes com câncer, por exemplo; isso sem falar na demora para se conseguir uma vaga. A solução mais viável, de acordo com os prefeitos presentes à reunião, seria um Hospital Regional, com capacidade para tratamentos de média e alta complexidade. Só para se ter uma ideia do tamanho dos problemas, a Clínica de Hemodiálise, em Unaí, e o Hospital São Lucas, em Patos de Minas, que atendem grande parte da região, passam por dificuldades financeiras e estão sob intervenção judicial.

Rumo às conquistas

Representante do governo na região, o gerente regional de saúde, José Juliano Spíndola, participou da assembleia e defendeu a necessidade de um Hospital Regional no Noroeste de Minas. Ele relatou os principais problemas que a região enfrenta na saúde, com escassez momentânea de insumos, e afirmou que o Hospital Regional não pode mais esperar. A ideia, de acordo com Spíndola, seria dividi-lo, sendo um Hospital Regional em Unaí com atendimentos de média complexidade, e o Hospital da Faculdade Atenas em Paracatu para atendimentos de alta. Juliano explicou que por se tratar de uma Faculdade, o Hospital do Atenas fugiria da barreira populacional exigida pelo Ministério da Saúde, que é de um milhão de pessoas. “Estamos articulando em todos os lados para solucionar os problemas”, garantiu Juliano aos prefeitos, e explicando que somente agora a GRS vai consegui fazer os encaminhamentos, tendo em vista que houve a necessidade de uma reorganização dentro do órgão. O prefeito em exercício de Buritis, Rufino Clóvis Folador, elogiou a gestão técnica da GRS e disse ter certeza de que as coisas vão andar de agora para frente. Condé defendeu a regionalização do Hospital da Faculdade Atenas, justificando que o mesmo já está pronto, sendo inclusive elogiado pelo prefeito Recch, que visitou a Faculdade e elogiou sua estrutura.

Governo de Minas

O sinal de que a solução pode estar a caminho é uma audiência agendada pelo Governo de Minas para este dia 19 com 3 prefeitos do Noroeste. O prefeito de Paracatu e presidente da Amnor, Olavo Condé; o prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho; e o prefeito de Arinos e presidente do Convales, Carlos Alberto Recch Filho, foram convidados para uma reunião com o governador e com o secretário de Estado da Saúde para discutirem esses problemas.

Boa notícia

Em meio a relatos de tantos problemas na saúde, Olavo Condé anunciou que Paracatu foi mapeada e está sendo contemplada com uma Unidade de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, e que posteriormente poderá receber a Unidade de Tratamento com Rádio e Quimioterapia. Ele afirmou que o engenheiro já está a caminho de Paracatu para apontar qual estrutura deve ser fornecida pelo município. O prefeito de Guarda-Mor, Edgar Lima, disse que a Unidade em Paracatu será facilitadora, tendo em vista que vai abrir portas para entrada do paciente no processo de tratamento. Olavo e Edgar ressaltaram principalmente o quanto é injusto um paciente com câncer ser transportado para tão longe após um tratamento quimioterápico.

Hospital do Amor

Ao falar sobre uma campanha desenvolvida pelo Rotary, em Paracatu, a superintendente administrativa da Amnor, Ivonete Antunes, destacou a importância da prevenção do câncer e a necessidade de maior interação dos prefeitos da região com o Hospital do Amor em Barretos. “Apesar da distância, o hospital atende muito bem a região”, disse Ivonete, defendendo maior aproximação.

AMNOR

A Assembleia realizada em Paracatu comprovou mais uma vez que a Amnor está seguindo firme no propósito de sua existência, que é desenvolver municípios fortes e capazes de vencerem os problemas, e assim, vai promovendo o fortalecimento e a integração administrativa, econômica e social no Noroeste de Minas. Ao final, o prefeito de Brasilândia de Minas, Marden Junior, elogiou a condução dos trabalhos e declarou que a Assembleia foi realmente voltada para o Noroeste e deixou claro o compromisso dos prefeitos com a região como um todo. O prefeito Olavo Condé encerrou a AGE ressaltando que o Noroeste precisa continuar unido.

Noroeste Empreendedor também foi destaque na Assembleia

O programa Noroeste Empreendedor, que tem a Amnor como importante parceira, também foi destaque na Assembleia Geral. José Juliano, gestor do projeto, reafirmou que o Noroeste Empreendedor se transformou numa grande vitrine para o país e que está verdadeiramente promovendo a inclusão produtiva no Noroeste. Ele informou aos prefeitos que hoje, 201 produtos de 88 produtores estão inspecionados e sendo comercializados na região, gerando renda e melhorando a qualidade de vida de dezenas de famílias. “Além disso, caravanas de várias regiões do país estão vindo conhecer nosso projeto, com vistas a implantá-lo em suas localidades”.




Prefeitos da AMNOR no Congresso Mineiro de Municípios



A participação dos prefeitos da Amnor no 36º Congresso Mineiro de Municípios, realizado nas dependências do Mineirão, em Belo Horizonte, durante os dias 14 e 15 de maio, foi maciça. De acordo com a superintendente administrativa da Associação, apenas dois prefeitos não compareceram por compromissos inadiáveis em seus municípios. No Congresso, além da participação em discussões de temas significativos, os prefeitos tiveram contato com importantes lideranças, oportunidade em que fizeram suas reivindicações.

Unificação

Um tema que se encontra em voga no momento é a unificação dos mandatos dos prefeitos com os de deputados, senadores, governadores e presidente da República. Para reforçar esse desejo, os prefeitos entregaram ao senador Rodrigo Pacheco, um oficio em apoio à medida provisória que trata do assunto e se encontra em tramitação no Congresso Nacional. Além disso, participaram de painéis com interessantes temas voltados para as administrações municipais.

Posse

Ainda durante o Congresso foi dada posse aos diretores regionais da AMM – Associação Mineira de Municípios. Representando o Noroeste Mineiro estão os prefeitos José Branquinho, de Unaí; Edgar Lima, de Guarda-Mor e Edmar Maciel, de João Pinheiro.

Presença física

Neste ano a Amnor teve uma presença física mais forte. Com um estande montado no local do Congresso, a Associação esteve durante todo o tempo em evidência e aproveitou para divulgar a cultura e arte da região Noroeste. O trabalho de elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos e os Planos Municipais de Saneamento Básico, encabeçados pela Amnor, também foram evidenciados e despertaram o interesse de quem passou pelo estande. A Amnor foi também parceira do evento.