Campus Unaí da UFVJM avança rumo a sustentabilidade e eficiência energética

    Compartilhe

    A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem dado passos largos rumo à sustentabilidade e eficiência energética. Poucos meses após encerrar definitivamente o uso de gerador à diesel como fonte primária de energia elétrica, a universidade realizou um investimento da ordem de 750 mil reais para instalar 1.900 m2 de painéis solares sobre a cobertura do Pavilhão de Aulas (PVA).

    Segundo a potência dos painéis, a usina da UFVJM em Unaí terá capacidade de produção energética de 184 KWp, no mês, representa um volume equivalente à cerca de 40% do consumo do Campus Unaí.

    Com inauguração prevista para o mês de setembro, a usina solar fotovoltaica do campus Unaí é parte das ações da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) que visam fortalecimento, consolidação e desenvolvimento de infraestrutura, de insumos e de serviços dos campi da UFVJM, contribuindo para que a universidade possa alcançar sua missão.

    Neste sentido, considerando que o Ensino, Pesquisa e Extensão são as bases da atuação universitária, entende-se que além de trazer à universidade a expectativa de economia no gasto com energia elétrica, a usina solar somará a rede de laboratórios da instituição, podendo inclusive integrar departamentos da universidade e iniciativa privada no desenvolvimento de tecnologias funcionais em energias limpas e renováveis.

    Do ponto de vista acadêmico, uma usina solar fotovoltaica contribui extraordinariamente com a formação dos profissionais da área rural no Noroeste de Minas Gerais, visto que além destes se preparem para projetar e/ou recomendar equipamentos de usinas solares aos produtores rurais da região, terão a sua disposição importantes insumos para trabalhos de conclusão de curso, especializações, mestrados e doutorados. Portanto, essa nova realidade para o campus Unaí assegura a posição de vanguarda da UFVJM em estudos aplicados acerca de fontes alternativas de energia renovável.

    Para o Diretor Administrativo do Campus Unaí, prof. Dr. Wesley Santiago, “embora nas outras unidades da UFVJM o uso e pesquisas com fontes alternativas de energias esteja bastante avançado, o Campus Unaí inicia agora sua jornada no uso, pesquisa e formação de técnicos para projetar e instalar sistemas fotovoltaicos.

    Além disso, deixamos para trás as lembranças de um período turbulento, onde o fornecimento de eletricidade era feito por um gerador à diesel”. O professor encerra afirmando que “melhorias simples resultam numa gestão mais eficiente do recurso público, e no caso de Unaí, a universidade se consolida como importante ator no desenvolvimento regional”.

    Para saber mais sobre a UFVJM Campus Unaí, acessem o site e sigam suas redes sociais no Instagram e Youtube.

    Fonte: Assessoria de Comunicação do Campos Unaí da UFVJM