Carismáticos do noroeste de minas participam de encontro estadual da RCC em BH

Uma caravana com representantes de Paracatu, Unaí, João Pinheiro, Buritis, Arinos e Vazante esteve neste último final de semana (20 e 21/07) em Belo Horizonte, participando do Encontro Estadual para Ministérios da Renovação Carismática Católica de Minas Gerais (RCC MG).

O Encontro reuniu aproximadamente duas mil pessoas de todas as cidades e regiões do Estado em um final de semana de aprendizado com workshops sobre temas específicos para cada Ministério e momentos comuns para todos os servos das 28 dioceses mineiras.

Onze ministérios tiveram workshops específicos durante o fim de semana: Comunicação Social, Fé e Política, Formação, Intercessão, Jovem, Música e Artes, Oração por Cura e Libertação, Pregação, Promoção Humana, além dos Ministérios para Crianças e Adolescentes, e para as Famílias. Nos eventos específicos, os ministeriados receberam orientações, formações teóricas e práticas, além de tirarem dúvidas.

Para o Coordenador de Formação da RCC, Luis Carlos, o encontro “amplia o conhecimento com relação à Missão do Carismático.”
“-Nós participamos desse encontro com o propósito de estarmos preparados para a nossa Missão que é diária. Com a mesma medida que Deus derramou sobre nós tanta graça, nos abastecendo e nos dando força, agora Deus quer falar com cada um daqueles que encontramos pelo caminho”, afirmou Luis Carlos.

Para a jovem cantora Ana Cláudia, do Ministério de Música e Artes o encontro acende uma “chama” para que cada servo possa levar a mensagem pra suas comunidades.
“-Esse encontro me fez entender que a segurança está em Deus e que as minhas incapacidades e as minhas dificuldades são necessárias para que eu coloque Deus sempre como centro da minha vida,” afirmou.

Para o Coordenador da RCC na Diocese de Paracatu, Fábio Martins, (Ti Ganso), “o Encontro Estadual da RCC é uma oportunidade que cada servo de viver e renovar o chamado no seu Ministério.

“-A gente se prepara pra servir melhor e desperta cada vez mais a consciência de exercer o chamado feito por Deus e formações como essa não servem só para os Grupos de Oração, só para a renovação, só para a Igreja, mas para toda a comunidade, pois os servos da renovação estão inseridos em vários meios e isso também é uma forma te promovermos a paz e a união entre as pessoas,” explicou Fábio Martins.

Sobre a RCC

Fundada em 1967 nos Estados Unidos, enquanto um grupo de estudantes participava de um retiro dedicado ao Espírito Santo, nos Estados Unidos, a RCC não foi aceita logo de início pelos setores mais tradicionais da Igreja Católica. O movimento é conhecido pelo uso da música, palmas e danças como forma de louvar e pela frequente revelação de padres cantores ou manutenção de emissoras de rádio e televisão dedicadas à divulgação da prática religiosa.

No Brasil No Brasil a Renovação Carismática teve origem na cidade de Campinas, SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty no ano de 1969 e é considerado hoje um dos movimentos mais importantes dentro da Igreja Católica.

Fonte: Glauber César / MCS RCC