Doutor Tarley: de desconhecido à liderança respeitada em Unaí

Para quem pensou que o prefeito reeleito de Unaí José Gomes Branquinho teria uma campanha fácil neste ano de 2020, viu um desconhecido se tornar uma pedra no sapado da velha guarda da politica unaiense. Branquinho até os primeiros 15 dias de campanha estava levando a disputa em banho-maria, pois o cenário o favorecia, no entanto, Tarley cresceu assustadoramente e fez até o ex-prefeito de Unaí Antério Mânica sair da quarentena e participar de reuniões e caminhadas nos bairros da cidade.

Doutor Tarley mostrou que é mineiro nato, e em  uma trajetória onde “comeu quieto” bases eleitorais do atual prefeito, viu a sua campanha crescer muito nos bairros Canaã, Novo Horizonte, Iuna e Cidade Nova, região onde foi vencedor em 95% das urnas. O tempo curto impossibilitou virar também o eleitorado do bairro Cachoeira, onde Branquinho ganhou com uma margem bem pequena. Já nos colégios onde tem moradores mais convencionais e classe média alta, bem como na zona rural, o prefeito reeleito teve uma expressiva votação, onde conquistou 2 x 1 dos eleitores.

Um novo líder surgiu

Nessa eleição Unaí viu surgir um novo líder político. Doutor Tarley conseguiu, com os mais de 16 mil votos, algo que o atual  governo não imaginava, uma projeção gigantesca para as próximas eleições municipais, onde Branquinho contará com um desgaste de 8 anos de governo e até agora não apresentou um nome de peso que possa disputar com a oposição.

Eleições 2022

Ainda nem esfriou as eleições deste ano e já tem rumores que as eleições 2022, mais especificamente para deputados, poderá ter mais de um candidato a estadual e federal em Unaí. É sabido que Thiago Martins já deixou a entender que disputará uma cadeira na Assembleia de Minas Gerais, o ex-prefeito Antério Mânica também deixou a entender que vem para deputado federal, e outro nome forte, que o Portal Unaí não teve a permissão de revelar, poderá vir à deputado federal e dar uma nova opção aos unaienses.

Reportagem: José Ney Lopes