Sicoob Credigerais realiza assembleia, celebra os bons resultados e elege novo conselho fiscal

Os bons resultados obtidos pelo Sicoob Credigerais ao longo do ano passado foram celebrados durante a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa realizada neste dia 23 de abril em Paracatu. A sede social do Jóquei Clube ficou lotada por associados que compareceram para ver de perto os números do Sicoob Credigerais. A prestação de contas foi apresentada pelo presidente do conselho de administração, Darcy da Silva Neiva Filho, que atribuiu o bom desempenho aos cooperados e também aos colaboradores. “Irmanados no objetivo de favorecer o cooperado, nossos colaboradores seguiram à risca o planejamento estratégico para que hoje pudéssemos mostrar estes números aos senhores associados”, ressaltou Darcy.

Com 12 mil 921 associados o Sicoob Credigerais alcançou números surpreendentes, principalmente se for levado em conta que 2018 foi um ano de incertezas no mercado, com greve de caminhoneiros, escândalos de corrupção e eleições nacionais. “Chegamos ao final do ano com mais de 32 milhões e meio no fundo de reserva e 42 milhões 780 mil de capital social.

Nosso patrimônio líquido chegou a quase 80 milhões, colocando-nos entre as 60 maiores cooperativas de crédito do país”, destacou Darcy, apresentando outros importantes números como os 132 milhões em depósitos e 169 milhões em operações de crédito, um acréscimo de 41,32 por cento em relação ao exercício anterior. “Isso demonstra claramente a confiança dos cooperados em nossos produtos”, completou o presidente. Com os ativos totais passando de 300 milhões, as sobras brutas subiram quase 50 por cento e ultrapassaram a casa dos 15 milhões de reais. Darcy Neiva mostrou que além das sobras, os mais de 12 mil cooperados do Sicoob Credigerais tiveram um ganho indireto de 32 milhões, dinheiro que gastariam a mais caso estivessem operando com os bancos convencionais.

Social

Os ganhos não ficaram por aí, o Sicoob Credigerais, atendendo ao 7º princípio do cooperativismo, “Interesse pela Comunidade”, fez-se presente nas comunidades onde atua com importantes investimentos sociais, e além disso, capacitou pessoas, realizando cursos e treinamentos para seus colaboradores.

Gerentes

Como fez nas cidades por onde passou durante as pré-assembleias, Darcy Neiva convidou os gerentes das 3 agências de Paracatu para dirigirem uma mensagem aos associados. Hélio Mendes, da Agência Quintino, agradeceu colaboradores e cooperados atribuindo-lhes o sucesso da Cooperativa onde está há quase 20 anos. Tatiane Barbosa, gerente da Agência Olegário, lembrou que o dia era de celebrar os bons resultados e propôs várias reflexões a respeito das vantagens do cooperativismo de crédito. Por último, Elizabeth Soares, da Agência Benedito, falou do orgulho em pertencer à família Sicoob e declarou que os resultados são frutos do valioso patrimônio da Cooperativa, os cooperados.

Eleição

Ainda durante a Assembleia, foi realizada a eleição do novo conselho fiscal. Tendo em vista a existência de uma única chapa concorrendo, a eleição se deu por aclamação, sendo eleitos Stanley Wellington Andrade Porto, Francisco Araújo Mesquita Filho e Clênio Alves Costa como conselheiros efetivos; Josino Neiva Batista, Milton José de Oliveira Filho e Hermano Eustáquio Sousa Nunes, como suplentes.

Bolsa de estudo

Seguindo sua política de investimento social também entre os cooperados, o Sicoob Credigerais sorteou entre os associados de Paracatu, 62 bolsas parciais de estudo.

Reportagem: Rubens Martins
Fotos: José Ney Lopes

A diretoria executiva, o vice-prefeito de Paracatu e um conselheiro fiscal formaram a mesa de honra
Sicoob Credigerais sorteou 62 bolsas de estudo entre os associados de Paracatu
Novo conselho fiscal foi eleito por aclamação.