13º ano resgatando a cultura unaiense: Museu de Unaí faz mais um aniversário

    Compartilhe

    Ao completar 13 anos, o Museu Municipal de Unaí, Maria Torres Gonçalves, tem muitos motivos para comemorar. O DIRETOR DO Museu, Luiz Anselmo de Sá, falou das restrições que o museu teve que impor aos seus visitantes e do prazer em poder comemorar mais um ano do aniversário da entidade .

    “Infelizmente com o advento da pandemia a festa foi adiada, por pouco tempo, esperamos, embora não aberto ao público, estamos fazendo como muitos, nos reciclando, nos adaptando com pintura e reformas para nos adaptarmos as normas de segurança e acessibilidade exigidas pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), para quando a tempestade passar podermos receber com mais categoria ainda nosso público,” salientou Luiz Anselmo.  

    “Isso tudo só tem sido possível devido ao empenho da nossa secretária de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, e a atenção do nosso prefeito José Gomes Branquinho, que não tem medido esforços para que o museu a cada dia seja mais completo, completou o diretor.

    O Museu Municipal Histórico e Cultural de Unaí “Maria Torres Gonçalves”, foi instalado em 03 de julho de 2008, tendo como objetivo maior a preservação da memória e do patrimônio cultural dos unaienses. O primeiro salão é dedicado a retratar a história de Unaí nos seus primeiros anos de emancipação. Seu acervo é composto de mobiliários, utensílios domésticos rurais, fotos e documentos dos pioneiros na fundação da cidade.

    O próximo salão ficou reservado para exposições temporárias e aproximadamente de dois em dois meses há uma nova exposição. Os temas são os mais variados, tendo como prioridade ser um local para exposição de artistas unaienses. Em seguida temos a sala da família Barbosa. Nesta sala é onde se encontram fotos, pertences e documentos de quatro gerações desta que foi uma das famílias pioneiras do município.

    A sala em homenagem à Dona Maria Torres, que empresta seu nome ao Museu, encontra-se vestuários, pertences, livros que a escritora escreveu, poemas e um pouco da história da tradicional família.

    Na sala de Artes e Ofícios encontram-se objetos usados pelos pioneiros e também objetos e pertences dos comerciantes Filadelfo Sousa Pinto, Antônio Sena Souto e Oscar Rangel. No corredor podemos ver utensílios como rodas de fiar, máquinas de costura, lampiões, vitrolas e outros objetos do dia a dia de nossos antepassados.

    Tudo isso e muito mais você encontra no Museu de Unaí, por isso contamos com a doação dos familiares unaienses para que a cada dia o Museu aumente o seu acervo e possa assim retratar fielmente a história do município.

    No Museu são realizados os mais variados eventos: exposições temporárias, saraus literários, lançamentos de livros, reuniões da Academia de Letras (ALUR), do Conselho Municipal de Cultura (CMC), do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultura (COMPAC) do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), da Associação Comercial de Unaí, dentre muitas outras associações.

    O Museu também mantém  parceria com a Secretaria de Educação do município, como o projeto “Vai à Escola Vai ao Museu”, onde recebe alunos do Ensino Fundamental para visitas, contação de histórias e oficina de desenhos, exibição de filmes com o projeto Cinema no Museu, onde recebe alunos tanto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como acadêmicos das faculdades do município, da Universidade Estadual, Unimontes, e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

    Fonte: Museu

    Fotos: Arquivo próprio do Museu Municipal