Demanda da AMNOR: Hospital Regional do Noroeste começa a se tornar realidade

    Compartilhe

    Um antigo sonho do povo que vive aqui no Noroeste de Minas Gerais começou a se tornar realidade durante a tarde de 17 de setembro na Praça JK em Unaí. Durante visita do governador de Minas ao município, Romeu Zema anunciou a criação do tão sonhado Hospital Regional do Noroeste de Minas e assinou convênio para liberação de 1 e meio milhão de reais para execução do projeto de construção.

    Prefeitos

    Após audiência de aproximadamente uma hora com os prefeitos da Amnor, realizada na Prefeitura de Unaí, onde os mesmos apresentaram também as demandas locais, o governador participou de uma solenidade pública para assinatura do convênio. Em suas primeiras palavras, Zema reconheceu a importância dos prefeitos no cotidiano das pessoas e declarou que os mesmos deveriam ser homenageados. “Sinto grande prazer em estar aqui no Noroeste. E quero dizer que nossos prefeitos deveriam ser homenageados pelo sofrimento que passaram, mas agora os tempos são outros, isso é coisa do passado”, disse Romeu Zema, em referência aos calotes que o Governo de Minas deu nos municípios e que agora estão com os repasses sendo regularizados.

    Hospital Regional

    Ao deixar claro que várias lideranças contribuíram para que o Governo de Minas decidisse pela construção de um Hospital Regional no Noroeste Mineiro, o governador afirmou que um importante passo estava sendo dado naquele momento, tendo em vista que para tudo que se vai fazer na administração pública é necessário, primeiro, o projeto. Com o projeto em mãos, o Governo de Minas poderá abrir a licitação e construir o Hospital. Para tanto, conforme anunciou o governador, já estão assegurados 40 milhões de reais provenientes de acordo firmado entre o Estado de Minas e a mineradora Vale. O terreno para construção será doado pelo município de Unaí.

    Amnor

    Logo após o anúncio, em entrevista ao Jornal Visão Regional, o prefeito de Natalândia e presidente da Amnor, Geraldo Magela Gomes, o Gê, classificou o dia como “histórico para o Noroeste”. “Recebemos hoje pela manhã em Arinos o presidente da República, e agora a tarde aqui em Unaí, estamos recebendo o governador de Minas. Isto mostra a força das lideranças da região que estão institucionalmente organizadas através da nossa Associação”, ressaltou o presidente da Amnor. Ao concluir, Gê agradeceu aos deputados ligados ao Noroeste e que cerraram fileiras com os prefeitos na busca pelo Hospital Regional.

    Dia histórico para o Noroeste

    “O dia, em nível regional, foi muito produtivo, em todos os sentidos”. Essa afirmação é de Geraldo Magela, presidente da Amnor, com base no dia histórico vivido pelo Noroeste. Na parte da manhã, em Arinos, o presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado de vários ministros, do governador de Minas, do governador de Goiás, de secretários de Estado mineiros e goianos, de deputados, dos prefeitos da Amnor, e de lideranças de outras regiões do Estado, lançou o Pró Águas do Urucuia. Um projeto capitaneado pelo ministro do TCU, Augusto Nardes e Equipe do Instituto Espinhaço, com apoio irrestrito do CBH Urucuia e Amnor, cuja função é produzir águas para o Rio.

    Noroeste forte

    A visita destas autoridades comprova que as articulações dos prefeitos da Amnor junto a importantes lideranças do Estado e da Federação estão surtindo os efeitos desejados e que o Noroeste, ao mostrar sua força política e econômica, não mais está esquecido como em tempos bem recentes.  Em seu discurso perante tais lideranças, o prefeito de Arinos, Marcílio Dias, deixou isso bem claro. Ele reverenciou a Amnor e a união dos gestores. “Foi a força e a união dos gestores do Noroeste que trouxeram essas autoridades até aqui”, afirmou Dias.

    Demandas

    Durante o evento em Arinos com o presidente da República e o evento em Unaí com o governador de Minas foram apresentadas importante demandas da região.

    Veja quais as demandas deliberadas pelos prefeitos da Amnor durante assembléia e apresentadas ao presidente Bolsonaro e ao governador Zema:

    1 – Pavimentação das estradas intermunicipais;

    2 – Barramento no Rio Urucuia;

    3 – Construção da ponte no Rio São Francisco em São Francisco;

    4 – Antecipação da concessão da ferrovia centro atlântica viabilização do trecho Unai/Pirapora;

    5 – Inserção dos municípios do Noroeste na área da Sudene/Idene;

    6 – Construção do Hospital Regional do Noroeste;

    7 – Cumprimento do índice da EC 29 custeio da saúde;

    Credenciamento do serviço de hemodinâmica de Unaí;

    9 – Criar a PPI Interestadual para atendimento pelo DF dos pacientes do noroeste de Minas

    10 – Serviços de Água, telefonia e internet;

    11 – Aumento da carga de energia elétrica;

    12 – Samu Regional.

    13 – Extensão da pavimentação nos trechos das rodovias da região.

    Reportagem: Rubens Martins

    Fotos: José Ney Lopes e Robsmar Pereira