Emocionante: Vereador Silas Professor ganha homenagens antes de seu sepultamento

    Compartilhe

    A notícia da morte do vereador Silas Professor, neste final de semana, surpreendeu a população unaiense. O vereador, que vinha lutando contra as complicações de uma leucemia, teve sua morte cerebral anunciada na tarde de sábado e confirmada 24 horas depois, ou seja, na tarde deste domingo, 19 de dezembro de 2021, no Hospital de Base de Brasília, onde se encontrava internado há vários dias.

    As homenagens póstumas ao vereador Silas nas redes sociais foram imediatas e na manhã deste dia 20 de dezembro se reiniciaram, desta vez de corpo presente. Na Câmara Municipal, onde Silas ocupava uma cadeira, foi realizada uma solenidade fúnebre, com homenagens de seus pares, servidores do legislativo, entre outros.

    Coube à vereadora Dorinha Melgaço a primeira homenagem, que se deu com a leitura bíblica, momento em que a parlamentar declarou, com base na Bíblia Sagrada, que debaixo do céu, há um tempo para tudo, inclusive para nascer e para morrer.

    “Esse é um momento difícil para todos nós”, disse Alino Coelho, vereador e presidente do PSDB, partido do vereador Silas Professor, afirmando também que o colega deixou um importante legado: “Não desistir”. Leandro Gonçalves falou em nome da família. Ele revelou o sonho que o primo tinha de ser vereador e afirmou que Silas Professor foi “a maior liderança do Distrito de Garapuava.

    As homenagens se encerraram na Câmara com o Padre Simonides, que destacou o trabalho do vereador em prol das pessoas, lembrando inclusive as campanhas que Silas desenvolveu propiciando natais mais felizes às famílias carentes do município.

    Logo, o corpo de Silas Professor foi trasladado para o Distrito de Garapuava, onde as homenagens tiveram prosseguimento desde a chegada até o sepultamento. Na rodovia, há poucos quilômetros do Distrito, dezenas de pessoas aguardaram e acompanharam o corpo do vereador até a Escola Municipal Teodoro Campos, onde foi velado. Lá, novas homenagens, desta vez, por parte de amigos e familiares, que ressaltaram diversas vezes o legado do bem deixado por Silas Professor.

    Seu sepultamento foi marcado pela comoção dos moradores do Distrito aonde Silas viveu e por onde dedicou toda sua vida.

    Devido à morte do vereador, o prefeito de Unaí decretou luto oficial de 03 dias. Por não ter sido visto no velório pela nossa reportagem, o Jornal Visão Regional procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura e esta declarou que o prefeito Branquinho prestou suas homenagens e reverências fúnebres “ao amigo e companheiro saudoso Silas”, tanto a familiares, quanto na Câmara, bem como no velório e sepultamento.

    Silas Gonçalves Barbosa, o Silas Professor, faleceu aos 48 anos. Tinha como companheira Benta Oliveira de Sousa. Ele deixou 06 filhos: Vinícios Kern, Akemily, Pamella, Emilly, Marcos Paulo e Silas Júnior. Na Câmara, Silas será substituído pelo 1º suplente Tião do Rodo.

    Reportagem: Rubens Martins

    Fotos: José Ney Lopes