Estudo aponta estratégias para revitalização da Bacia do Entre-Ribeiros

    Compartilhe

    Diagnóstico de Zoneamento Ambiental e Produtivo da região é fruto de parceria entre a Irriganor e o Sebrae Minas

    Um levantamento que detalha a disponibilidade hídrica, o uso e a ocupação do solo na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Entre-Ribeiros, iniciado em junho deste ano, no Noroeste de Minas Gerais, será apresentado na próxima quarta-feira, 9 de dezembro, em Paracatu.

    O estudo de Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) da região, fruto da parceria entre a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor) e o Sebrae Minas, e conta com apoio da Prefeitura de Paracatu e Associação dos Irrigantes do Entre-Ribeiros, é o primeiro passo para efetivar o processo de elaboração de planos, ações e estratégias de apoio à gestão de recursos hídricos e ao desenvolvimento territorial sustentável.

    “O ZAP consiste em um levantamento de informações do meio natural e produtivo que poderá contribuir, significativamente, para as diretrizes de ordenamento do uso do solo no âmbito da Bacia Hidrográfica do Entre-Ribeiros”, explica a analista de agronegócios do Sebrae Minas, Fabiana Santos Vilela. O estudo mapeia as áreas de produção e aponta aquelas que deverão ser preservadas e/ou recuperadas e a necessidade de reservação e indica outras formas de equalizar o conflito de uso das águas.
    Projeto Entre-Ribeiros

    O Ribeirão Entre-Ribeiros é um importante afluente do Rio Paracatu e o maior afluente do Rio São Francisco. A grande oferta de água do manancial contribui efetivamente para que Paracatu seja considerado um dos maiores municípios produtores agrícolas do Brasil.

    Criado em 1983, a partir do Programa Nipo-Brasileiro de Desenvolvimento dos Cerrados do Governo Federal (PROCEDER), o projeto de irrigação do Entre-Ribeiros abrange atualmente uma grande área produtiva, com 21.700 hectares irrigados.

    A entrega do Zoneamento Ambiental e Produtivo do ribeirão será realizada no dia 9 de dezembro, das 9h às 11h, no Hotel Pousada da Palmeiras. O evento será presencial, com número limitado de participantes, e também contará com transmissão ao vivo pelo YouTube. Inscrições e informações pelo telefone (38) 3679-8300.

    SERVIÇO:

    Entrega do Zoneamento Ambiental e Produtivo da Bacia do Entre-Ribeiros

    Data: 9 de dezembro

    Horário: 9h às 11h

    Local: Hotel Pousada da Palmeiras (Rua Lindolfo García Adjuto, 1030 – Alto do Córrego, Paracatu)

    Inscrições e informações: (38) 3679-8300.

    Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

    Henrique Ulhoa – (31) 99445-2460 | (38) 99100-8640

    [email protected]

    Richard Novaes – (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255

    [email protected]

    Fonte: Sebrae