Wesley Santiago é o novo diretor da UFVJM Campus Unaí

    Compartilhe

    Atuando em Unaí desde 2015 como professor da UFVJM, Wesley Esdras Santiago já agregava um currículo ímpar, e em Unaí fez a diferença. Adaptou-se aos projetos sociais, alinhou as instituições organizadas e de maneira inteligente levou o nome da universidade de forma leve e aos poucos popularizou o instituto de ensino.

    Ao longo dos últimos 5 anos, Wesley conseguiu com que todas as entidades organizadas conhecessem o Campus de Unaí da Universidade Federal do Vale de Jequitinhonha (UFVJM) e participassem de ações importantes que a universidade realizou no município, como I Circuíto de Trekking do Cerrado Mineiro, assim como o I e II Grande Prêmio de Carrinhos de Rolimã.

    O novo diretor, além de professor, coordenava projetos de pesquisa em lavouras cafeeiras, agricultura digital e também empreendedorismo, e no início deste ano assumiu a vice-diretoria do Instituto de Ciências Agrárias, um braço do Campus em Unaí.

    Tomou posse com diretor administrativo da UFVJM Campus Unaí neste mês de Maio de 2021, e pretende avançar na melhoria das instalações da universidade e na conclusão de obras paradas. Além disso, tem como objetivo continuar aproximando a Universidade cada vez mais da sociedade, do poder público e da iniciativa privada.

    “Entendo que a universidade é um espaço em que pessoas convivem e compartilham habilidades e conhecimentos, logo, como gestor, tenho a obrigação de promover essas interações da melhor forma possível”, destaca o novo diretor.

    Um Pouco do novo diretor

    Wesley Esdras Santiago é graduado em Agronomia, mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e também da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desenvolveu estudos em robótica, instrumentação e automação agrícola na universidade americana WSU – Washington State University.

    Após lecionar em instituições privadas do estado de São Paulo, desde 2015 é servidor público na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, campus de Unaí. Além de ministrar disciplinas como Empreendedorismo, Agricultura de Precisão e Automação e Controle de Processos Agroindustriais, coordena projetos de pesquisa, extensão, artes e cultura.

    Como servidor público, já atuou como coordenador dos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental, além de ter sido vice-diretor do Instituto de Ciências Agrárias.

    Reportagem: José Ney Lopes

    Fotos: Arquivos de Wesley Santiago